Páginas


4 de mai. de 2012

Coringa - Louco ou Gênio?


Entrando no clima de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge, nós decidimos fazer um especial sobre um dos maiores vilões do Homem-Morcego, o Coringa.

O Coringa ou Joker (em inglês: Joker,significa literalmente "piadista") é um dos maiores vilões dos quadrinhos da editora norte-americana DC Comics, arqui-inimigo de Batman. Foi criado por Bill Finger e Bob Kane a partir de uma sugestão de Jerry Robinson, aparecendo pela primeira vez na revista Batman #1 (1940). Ele é um psicótico com uma aparência similar a um palhaço (cabelos verdes, pele branca e boca vermelha sempre sorridente), que busca sempre desafiar o Homem-Morcego, causando grandes danos em sua vida como deixar paralítica a Batgirl Barbara Gordon e matar Robin Jason Todd, além da esposa do Comissário Gordon.
É um dos personagens mais famosos dos quadrinhos. São raros os vilões que conseguem popularidade como ele, sendo considerado por muitos, como o mais célebre vilão das histórias em quadrinhos.

Origem:

Embora muitas histórias tenham sido relacionadas, um direito por trás da história nunca foi estabelecido para o Coringa nos quadrinhos, e seu verdadeiro nome nunca foi confirmado. Ele próprio está confuso quanto ao que realmente aconteceu, como ele diz em A Piada Mortal "Às vezes eu lembro que uma maneira, ora outro ... se eu vou ter um passado, prefiro que seja de múltipla escolha Ha! ha ha!." Em Arkham Asylum: Uma Casa Séria na Terra Séria, escrito por Grant Morrison, é dito que o Coringa não pode ser louco, mas tem algum tipo de "super-sanidade", no qual ele recria-se a cada dia para lidar com a fluxo caótico da vida urbana moderna.

Cinema:

Esse personagem épico da DC Comics já vez várias aparições nas telonas. Entre essas, nós fizemos uma lista com os melhores atores que interpretaram o personagem no cinema.

- Em Batman: The Movie, de 1966, Cesar Romero ficou com o papel do Coringa.

Sendo um dos primeiros a fazer o Piadista, Cesar Romero acabou, segundo alguns fans das HQ's, criando uma imagem mais benéfica quanto era esperada, imagem essa que foi "consertada" por Jack Nicholson, em 1989.
Coringa 1966


 - Em Batman, de 1989, dirigido por Tim Burton, Jack Nicholson interpretou o Coringa.

Esse, até então, era o Coringa mais aclamado já produzido, alguns dizem que foi o ator, outros que foi o brilhante Tim Burton quem conseguiu salvar a imagem do personagem perante as telonas... mas ainda não falamos do  Heath Ledger.

coringa 1989

 - Em The Dark Knight, de 2008, o papel ficou com Heath Ledger.

O que falar sobre Heath Ledger como Coringa? Qualquer um que tenha visto o filme sabe, no seu íntimo que esse é, e provavelmente vai ser durante muito tempo, o MELHOR Coringa de todos os tempos.
Porém... a participação do ator no filme foi marcada pelo seu falecimento com apenas 28 anos em Janeiro de 2008, vitimado por uma overdose de tranqüilizantes, antes mesmo da estréia do filme. Alguns arriscam dizer que o ator ficou louco após interpretar o personagem, mas isso são boatos...são, néh??

 Ao contrário da interpretação de Jack Nicholson, que mostra um Coringa essencialmente debochado e cômico, Heath Ledger o interpreta de uma forma bem mais dramática e agressiva. Sua personalidade é alucinada e violenta, sempre surpreendendo e até, assustando.


Na minha opinião, Ledger é e vai ser sempre o melhor Coringa, até porque eu ainda não consigo acreditar que algum diretor aceite fazer outro Batman com o Coringa como vilão.

Mas e você? Qual você acha que é o melhor dos três? Comente agora mesmo, abaixo!