Páginas


13 de jun. de 2012

O que eu achei de: Prometheus

Prometheus - Crítica
Prometheus não é apenas o retorno do clamado diretor Ridley Scott a franquia depois de 30 anos. É um filme que mexe com o íntimo do espectador até o último minuto.
O filme, que é o prelúdio de Alien - O Oitavo passageiro, trás a história de uma expedição espacial, que tem por objetivo descobrir a origem da raça humana. Em resumo a história trata sobre cientista Elizabeth Shaw e a executiva Meredith Vickers. A primeira acredita que a humanidade veio de alienígenas e quer conhecê-los, já Meredith busca resultados mais práticos na viagem que a empresa dela, a Weyland, financia com base nos estudos de Elizabeth.

Porém tenho que ressaltar alguns pontos, bons e ruins, sobre o filme.

A parte "ruim": Não cometa o mesmo erro que eu! Quando você for assistir o filme, não espere nenhum milagre do cinema. Prometeus simplesmente reproduz o primeiro Alien na estrutura, e praticamente vem com a mesma "ladainha" do contato espacial com o desconhecido, que então gera um castigo do espaço a ser resolvido com muitos sacrifícios, e blá blá blá... Cito também alguns erros na produção (coisa que eu não esperava, sendo um filme do Scott). Entre os mais aparentes, está o desencontro da continuidade, já que Prometheus não se encaixa perfeitamente com a situação em que encontramos o Space Jockey em Alien; e a maneira como os diálogos foram obviamente resumidos para poupar tempo.

Prometheus - Crítica

Agora a parte boa: A volta de Scott, assim com a de H.R. Giger (designer original do alien), trazem vida nova a franquia. A combinação desses gênios do cinema gerou uma nova leva de símbolos - das cobras fálicas ao "engenheiro" (nome dado ao criador da raça humana). O filme é um ótimo sci-fi de terror, que envolve fecundações e violações. Recomendo a quem for assistir, que veja em 3D, já que esse realça as texturas e os ambientes do filme, o que o torna muito mais imersivo.

No todo, Prometheus fez por merecer, e cumpriu com as expectativas. Ridley Scott fez mais um grande trabalho, que só irá ajudar a manter seu nome na história do cinema. 


Leia mais sobre Prometheus.